quinta-feira, dezembro 06, 2007

Efervescência Rock

Foi um 2007 alvissareiro pra nós, os "desajustados" ligados às guitarras e suas distorções. Vamos deixar de lado falsos pudores e hipócritas modéstias para nomear responsáveis. Mas primeiro vamos ao fato: é perceptível o crescimento - tanto quantitativo quanto qualitativo - do universo Rock'n'Roll nos limites do Alto Sertão. Panorama estagnado, a cena vem se enriquecendo nos últimos meses com apresentações e o surgimento de novas bandas. Os fatores são muitos, de maior ou menor monta. Mas salta aos olhos duas variantes: o trabalho do Arlequim Rock'n'Roll Band e a instauração do Centro Cultural Banco do Nordeste na vizinha cidade de Sousa. O Arlequim foi formado em 2006 com um intento claro. A idéia era promover o Rock'n'Roll com o máximo de profissionalismo que o amadorismo pode permitir, sem deixar de sê-lo. Desde a escolha de um repertório flexivel, que se moldasse aos eventos, passando pela postura de palco dos seus músicos e a preocupação com equipamentos, o Arlequim Rock'n'Roll Band rompeu com a tradição de apresentações esporádicas nos redutos undergrounds ou de performances sazonais na Praça do Rock. A banda tocou em palcos antes estranhos a uma agremiação rock, que vão desde bailes de formaturas a eventos de forte cunho popular, como foi o caso das comemorações de aniversário da Radio Difusora AM de Cajazeiras. Demonstrou-se que é possivel explorar esta estética sonora nos mais diversos "entornos".
O Centro Cultural Banco do Nordeste compra a briga e entra na arena com sua estrutura fantástica abrindo seus espaços a eventos de Rock'n'Roll. E não somente shows. É com muita satisfaçao que sou convidado para proferir conferência, nos limites daquela instituição, acerca das perspectivas Sertanejas para o Rock'n'Roll. O fato ocorrerá no dia 12 do mês em curso, a partir das 18:00 horas nas dependencias do Centro Cultural.
Três dias depois retorno a Sousa, desta feita compondo o staff do Arlequim Rock'n'nRoll Band para concerto público (junto a outras atrações). Em janeiro o Arlequim participa, ainda na cidade de Sousa, do Rockordel, aquecendo para a Praça do Rock, desta feita na cidade de Cajazeiras (carnaval 2008). Depois, é a vez da cidade de Patos (a confirmar, Calourada UFCG/UEPB). Muito do feliz o panorama, perspectivas em "céu de brigadeiro".

Nenhum comentário: