quinta-feira, junho 04, 2009

Farinelli, Il Castrato

Santa Net e suas possibilidades... Ontem consigo outra jóia, película que assisti ainda adolescente e que aqui em Cajazeiras revi sob os auspícios do bom gosto do saudoso Faso e sua vídeo locadora, muitos anos atras. É o filmaço "Farinelli" que conta a versão de telona da vida do tenor de mesmo nome, estrela dos palcos europeus do sec XVIII. O termo castrati designa os cantores, literalmente "castrados", a extração dos "possuidos" feita ainda jovem para manter o timbre vocal da juventude mesmo na idade adulta. O Farinelli foi o maior de todos, de divina voz, segundo os registros escritos (claro) que nos chegaram.

Como sei que muitos nao conhecem do assunto, coloco algo sobre os castrati logo abaixo como complementação. E quem quiser ouvir um castrato em ação pode descer uma gravação do último deles, o Alessandro Moreschi (1858-1922), clicando aqui

ps - O Freddy Mercury nem precisou se submeter ao tratamento... heheheheh

(da Wikipédia)
"""Farinelli (Andria, 24 de janeiro de 1705 — Bolonha, 15 de julho de 1782), como era conhecido Carlo Maria Broschi, foi um lendário cantor castrato do século XVIII, o mais popular e bem pago cantor de ópera da Europa em sua época.

Os Castrati

"Castrato" (termo extraído do idioma italiano, cuja tradução lusófona trata-se literalmente de "castrado") é o nome pelo qual eram conhecidos os cantores masculinos que, a fim de terem preservada, ainda na fase adulta,
a tessitura vocal da infância (cuja extensão vocal é quase idêntica àquela própria das tessituras vocais femininas, sejam de soprano, de mezzo-soprano ou de contralto), eram submetidos a uma operação cirúrgica de corte dos canais provenientes dos testículos, a partir da qual a chamada "mudança de voz" não ocorria.
A prática de castração de jovens cantores teve início no século XVI (tendo surgido a partir da necessidade de vozes agudas nos grupos corais das igrejas da Europa Ocidental, já que a Igreja Católica Apostólica Romana não aceitava mulheres no coro de suas igrejas), atingindo seu auge nos séculos XVII e XVIII (de tal sorte que, nas ópera|óperas do compositor barroco alemão Georg Friedrich Händel, por exemplo, o papel do herói era frequentemente escrito para castrato).
Muitos dos rapazes que eram submetidos à castração tratavam-se crianças órfãs ou abandonadas. Algumas famílias pobres, incapazes de criar a sua prole numerosa, entregavam um filho para ser castrado. Em Nápoles, recebiam a sua instrução em conservatórios pertencentes à Igreja, onde lecionavam músicos de renome. Algumas fontes referem que muitas barbearias napolitanas tinham, à entrada, um dístico com a indicação "Qui si castrano ragazzi" ("Aqui castram-se rapazes").
Na segunda metade do século XVIII, com a chegada do verismo na ópera, a popularidade dos castrati entrou em declínio. Durante alguns anos, é verdade, ainda houve desses cantores na Itália, mas, com o decorrer do tempo, porém, esses papéis foram transferidos aos contratenores e, por vezes, às sopranos.
Foi só em 1870, não obstante, que o castratismo destinado a este fim foi terminantemente proibido na Itália (o último país onde ainda era efetuado). E, em 1902, o papa Leão XIII proibiu definitivamente a utilização de castrati nos coros das igrejas.
O último castrato a abandonar o coro da Capela Sistina foi Alessandro Moreschi (1858-1922), no ano de 1913. Há alguns registros fonográficos da voz do castrato, que, entre 1902 e 1904, gravou exatos dez discos.
(Farinelli) Carlo Maria Broschi foi castrado ainda na infância, quando ainda se tratava de um menino.Sua extensão vocal abrangia do Lá2 até Ré6, como escreveu Johann Joachim Quantz: "Farinelli tem uma voz de soprano ligeiro, completa, rica, luminosa e bem trabalhada, com uma extensão que abrange desde o Lá debaixo do Dó central a Ré três oitavas acima do Dó médio... Sua entonação era pura, seus vibratos maravilhosos, seu controle sobre sua respiração era extraordinário e sua garganta muito ágil, porque cantou os intervalos mais amplos rapidamente e com a maior facilidade e firmeza. As passagens das obras e todo tipo de melismas não representaram dificuldades para ele. Na invenção das ornamentações livres nos adágios foi muito fértil."
(Dó médio = Dó central ou Dó 3)
Carlo Broschi tinha um irmão, Riccardo Broschi, que era compositor.

Farinelli - Il Castrato (o filme)

Em 1994, foi lançado um filme sobre a vida de Farinelli, intitulado "Farinelli - Il Castrato".Dirigido por Gerard Corbiau e estrelado, entre outros, por Stephano Dionisi, Enrico Lo Verso, Elsa Zylberstein e Jeroen Krabbé, a produção cinematográfica italiana arrematou o Globo de Ouro, como melhor filme estrageiro, além de ter sido indicada ao Oscar, na categoria de melhor filme estrangeiro.
A produção utiliza-se, como trilha sonora, de temas musicais de compositores barrocos como Riccardo Broschi, Johann Adolf Hasse, Georg Friedrich Händel, Giovanni Battista Pergolesi e Nicola Antonio Porpora.
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Um comentário:

Erika disse...

ertikAdorei comecei a estudar canto e estou iniciando com canto lírico e essa foi a música escolhida por meu professor para minha
apresentação ao final do ano. Baixei o video da internet e fiquei curiosa foi bom saber mais, e pretendo ver se consigo o filme.