quarta-feira, novembro 25, 2009

Com certeza...JÁ TAVA LÁ...

Lá no post "Paralamas do Sucesso em São Gonçalo: EU NAO FUI ... DÁ LICENÇA???" foi postado o seguinte comentário:


""Anônimo disse...
"... do fundo de minha rede e dos meus lençois cheirando a peido." O QUE VC IRIA VER?
Novembro 25, 2009 5:33 AM """"""""""""

Tá certo, tá certo. Eu deixei mesmo a questão em aberto, corrigindo aqui. Preferí não responder no espaço dedicado aos comentários dada a amplitude da resposta. Vamos fazê-lo na forma de um novo post nos remetendo somente ao realizável, ao factível já que não é de se esperar "Steve Vai e Orquestra na Festa do SiriGoela em São Judas dos Bofetes". Vamos lá?

Pois eu iria, correndo, ver o:

14 Bis

Já vi duas vezes, a últma saindo escondido de um velório, corri pro teatro, assisti ao show e voltei de fininho pro pé do defunto. Progressivo de primeiríssima qualidade, com sabor de Minas, tudo emoldurado por um dos mais belos e eficazes trabalhos de vocalização desse país de merda.

Alceu Valença
Também ja vi duas vezes e já estou pronto pra ir aos próximos 45 shows caso calhe cair por essas bandas. O trabalho de guitarras do Paulo Rafael é um show à parte.


Demonios da Garoa

Esses ainda nao vi e nao verei pelo simples fato de quando tiver oportunidade de ir ao show passarei todo ele chorando aos urros. Da formação original me parece que nem mais um ficou (não, não... suspeito tem ainda um dos fundadores... vou conferir). A despeito da longa trajetória (é o conjunto vocal com mais tempo de existência NO MUNDO), o Demonios ainda mantém o desenho ritmico e harmônico original.

Chico Buarque
SEM COMENTÁRIOS


Armandinho
O pai criou o conceito do Trio Elétrico... Os filhos correram atrás. E de todos eles quem subiu mesmo no caminhão foi o Armandinho. Com uma guitarra baiana nas mãos o homem vira o Satanás. Com um bandolim, um anjo.


Chico Correa e Eletronic Band

De João Pessoa... pois é... nem é lá da casa-do-caralho... Daqui mesmo.... Sob meu parco juízo UM DOS TRABALHOS MAIS CRIATIVOS QUE JÁ SE PRODUZIU NESSE ESTADO. Techno-progressivo- free jazz-regional... Tudo junto. Uma maravilha. Destaque o sax do gringo, um tenor maravilhoso (o sax, não o gringo). Trabalho criativo sem a pieguice ou a "folkilorisse" besta que assola...deixa quieto que essa ia doer... hehehehe. FANTÁSTICO GRUPO

João de Deus
Esse era da cozinha lá de casa. Rio grandense, fez carreira em Mossoró a despeito de já ter tocado com um monte de gente cinco estrelas. O João é um contrabaixista soberbo, um guitarrista manhoso e dono de uma voz rouca capaz de falsetes impressionantes. Hoje o homem é evangélico. Mesmo assim iria assisti-lo.

Cauby Peixoto
Já tô vendo neguinho torcendo o nariz e rindo. Pois pode torcer a fuça que esse aqui eu iria ao purgatório pra ouvir. Fora dos limites do erudito É A VOZ MASCULINA MAIS TÉCNICA DO BRASIL. Belissimo timbre, forte e encorpado, o Cauby teve uma carreira internacional em reconhecimento a sua competencia como solista. Quem pensa que ele é so "conceiçãããããõoooooo" nao conhece música e nunca ouviu o cara fazer "Luiza" do Tom Jobim ou "Cheek to Cheek" (lembram do Fred Astaire???)


Edu Ardanuy
O Edu é um dos caras do Dr. Sin e um dos maiores guitarristas verde-amarelos. Muito técnico, o Edu não se deixa levar por firulas malabarísticas de escalas em sacrifício do feeling. Esse seria um show pra ir de babador.

Quinteto Violado

Pronto. Acabou o mistério. Porque diabos nao adianta me convidar pra assistir a shows de bandas e intérpretes novinhos ligados à musica regional (no caso nordestina)? Taí uma das causas. EU OUVI E JA VI O QUINTETO VIOLADO. Extensão do Movimento Armorial, o Quinteto faz música do sertão explorando todas as suas nuances e com uma competência de encher os ouvidos. O som é PROGRESSIVO (pode ciscar, mas é) sem quase nada na tomada. Meu irmão, até hoje quando vejo um monte de cabeludinhos pulando no palco, escravos da percussão e do folguedo me dá uma vontade de rir e nao parar mais...

Elomar
E aqui o outro motivo porque nao engulo incompetência e limitação artística em nome do regionalismo. Elomar faz música da caatinga, com cheiro de caatinga, na linguagem da caatinga, mora na caatinga e sua harmonia É ERUDITA... A linguagem? Traduza isso ...

"Jusifina, sai cá for e vem vê/olha os forro rameado vai chovê"... hehehehhe... grande e ABUSADO Elomar.

Tarancon
Belo, belo, belo... não tem outra definição para o Tarancon. Eu sei que o post se debruça sobre artistas e bandas nacionais. Mas tem brasileiros no Taracon. Música latina engajada, instrumentação toda "natural", a banda circulou no meio universitário durante anos. Adolescente ainda cheirando a mijo, ficava eu ouvindo os vinis e olhando as capas dos discos enquanto me perguntava "isso existe mesmo??"

Celso Blues Boy
AÊÊÊÊÊÊÊÊÊ.....
"...lembra os nossos corpos nus / a isso chamam blues..."...
A primeira música que ouvi do cara foi "Dry Blue Jeans" (não é esse fragmento acima nao). Tocava contrabaixo em um bar rock de Mossoro (o "The Wall"...velhos e bons tempos) quando um dos meninos chega com essa música pra gente montar. Perguntei de quem era. Pronto. Conheci o Celso e comecei a namorar com a guitarra Strato. Blues e Rock'n'Roll de primeirissima qualidade, clássico até umas horas.

Pholhas
Também já vi algumas vezes. Claro que o que assisti foi o que sobrou do grupo original. Eu queria mesmo era ter visto os caras fazendo, além dos seus clássicos , o album progressivo em português ... uma raridade (eu tenho , eu tenho ,.... heheheh). Vou morrer ouvindo "She Made Me Cry" e que se foda quem se diz cult...

Banda de Pau e Corda

Contemporânea do Quinteto Violado e também do Recife, os caras se apegam ao regional mas fazendo um som mais urbano (nao muito viu?). Nem sei se ainda existem (um amigo disse que sim, por isso posto eles aqui). Sua música é de uma delicadeza de encher as "oiças". O disco "Assim...Amém" é aquele disco que vc so tira pra virar o outro lado (sim...era um vinil). Pra vc ter uma ideia eu gostava tanto dessa banda que esse citado disco eu tinha DOIS EXEMPLARES com medo de estragar um deles. Ainda os tenho guardados com o maior carinho do mundo....

"todo dia minha mãe dizia que ao meio dia era pra almoçar / e gritava pra cima da telha menino já desça para de brincar / lá em cima do telhado meu sonho encantado era pertinho do céu / e se todos la em baixo / sonhassem assim tão alto / vinham brincar aqui / comigo no telhado"

Cama de Gato


Esses eu posso esquecer... Não vou ver mesmo... Pelo menos por essas bandas. O Cama de Gato faz jazz contemporâneo, instrumental que de tão acessível pode parecer em determinados momentos meio lounge. Não é. A música do Cama é tão plástica que quase "da pra ver" o som.

Ednardo

Já vi nas antigas. O Ednardo a gente tem esperança de ver aqui mesmo em Cajazeiras. Um carajoso me dizia, ano passado, da possibilidade de trazer o Ednardo. Que o cachê era baratíssimo. Se vier com banda, meu compadre, o desmantelo vai ser grande. Se der pra ouvir (acho dificil) a versão ao vivo de "Pavão Mysterioso" no disco "Rubi" vc vai ver o que é bom pra tosse....


.

Nenhum comentário: