segunda-feira, novembro 02, 2009

A Mãe, A Neta, Leonard Cohen, Três Tenores e um Barítono... estou de volta


As pessoas se vão e percalços sempre existirão (pelo menos para alguns.) É de se aprender a trilhar a senda que determinamos pra nós mesmos independente das mudanças de contexto, essas que sempre existirão e que fazem da vida o que ela é: um conjunto de ciclos. Esses dias resolvo voltar a caminhar. As pessoas e as coisas passam por mim e acenam como a dizer "não vem?". Chega de "daqui a pouco". Retorno as cores que escolhi tão cuidadosamente pra pintar minha vida. Começo a operacionalizar esse retorno nas comunidades virtuais que participo. Agradeço a todos por, mesmo alhures, tão presentes no processo que levou D. Dione a descansar.
Enquanto arrumo as coisas, afio espadas e dou polimento a armadura, me chega pela net o que acho que foi o sorriso de minha mãe empurrando-me vida afora. Tenho certeza que foi ela sim. No preciso momento, no ocasião correta. Explico.
Certa vez ouvindo "Hallelujah" (do Leonard Cohen), a Maya Jordana soltou sem mais nem ver: "...é a música de Vovó One...". E ficou assim. Se tornou a música de Vovó One que a ouvia sem parar nas mais diversas versões que coletei pra ela.
Ocorre também que, musicista, Dona Dione tinha um fraco pela voz do Tenor, qualquer que fosse ele. Popular ou erudito, Orlando Silva ou Pavarotti. Pois enquanto me reciclo e escrevo, me chega aos ouvidos um grupo, desenho meio "Boys Band" reconheço, o "Il Divo". São três tenores e um barítono que resolveram emprestar suas vozes eruditas à temas populares em uma idéia nao muito nova. Desço o disco sem nem saber o que trazia. Passam as faixas e, de repente, os acordes delicados da guitarra na introudção de ... "Hallelujah", a música de Vovó One. Fizeram uma versão em espanhol. A poesia nada tem a ver com a original. A nova versão castellana é um hino de esperança, bem ao gosto de Dona Dione. Recebi o recado sim, Mamãe. Estou de volta á estrada. Por favor vele por mim e por sua neta.

desça e ouça "Hallelujah" com Il Divo clicando aqui



Aleluya - (Hallelujah)


Un Soldado A Casa Hoy Regreso
Y Un Niño Enfermo Se Curo
Y Hoy No Hay Trabajo En El Bosque Entre La Lluvia
Un Desamparado Se Salvo Por Causa De Una Buena Acción
Y Hoy Nadie Lo Repudia

Aleluya
Aleluya
Aleluya
Aleluya

Un Ateo Que Consiguió Creer,
Y Un Hambriento Hoy Tiene De Comer,
Y Hoy Donaron A Una Iglesia Una Fortuna
Que La Guerra Pronto Se Acabara,
Que En El Mundo Al Fin Reinara La Paz
Que No Habra Miseria Alguna

Aleluya
Aleluya
Aleluya
Aleluya

Porque La Norma Sea El Amor
Y No Gobierne La Corrupción
Sino Lo Bueno Y Lo Mejor Del Alma Pura
Porque Dios Nos Proteja De Un Mal Final
Porque Un Dia Podamos Escarmentar
Porque Acaben Con Tanta Furia
Aleluya


.

2 comentários:

Anônimo disse...

HALLELUJAH. Escuto-a mais e vez. SEM EDIÇÃO, então! é A MÚSICA MAIS DOCE QUE OS MEUS OLHOS CHEGARAM A SONHAR.

Selene disse...

Dulcíssimas cadências. Sejam timbres, sejam falas.