terça-feira, maio 18, 2010

Dio ... com os deuses

*10 de julho de 1942
+16 de maio de 2010

A música perde mais uma voz...e que voz. Foi pelo gogó de Ronnie James Dio que eu comecei a ouvir o Black Sabbath. Ao contrário da maioria, a voz de "taquara rachada" do Ozzy nunca me impressionou. Na verdade acho que o Ozzy vende uma imagem, sendo a voz parte do pacote. Subtraia do dito as lendas que o cercam e fica uma trabalho vocal que não se constitui essas merdas todas. O Dio não. A primeira coisa que chamava a atenção no "Elfo" era o poderio de suas cordas vocais. Poderio que ele levou até a beira do túmulo. A idade não lhe roubou as capacidades técnicas e sim emprestou experiência ao seu trabalho. Lá pelos idos dos começos dos 80's ouvi, encostado a um balcão em um loja de discos, o vinil "Heaven and Hell" do Sabbath... Foi um tiro. Não eram somente os riffs pesados da guitarra SG do Iommy. Era a delicadeza rascante da voz solo. Imediatamente perguntei se havia outro disco na loja com o mesmo vocalista. Tinha. Era o "Mob Rules" (também do Sabbath). Comprei os dois , e ainda os tenho. A partir daí comecei a adquirir os discos dos "bruxos" só pra ter raiva quando o assunto era o vocal. O Dio ficou pouco por lá.
Agora perdemos o pequeno da voz enorme. Fica o travo de saber o universo rocker, pobre de dar gastura nos ultimos anos, mais insalubre e chato.
Deixo aqui pra download a música que me apresentou ao Ronnie James Dio. Peço que desça e ouça... e se tiver coragem me desminta...


"Children of The Sea"
download


.

Nenhum comentário: