quinta-feira, agosto 05, 2010

Mariza em Preto e Prata

          Dizer que sou um fanático pelo trabalho da Mariza (e pela própria) é chover no molhado. Pois bem. Nos dias que correm resolvo fazer o que ja deveria ter feito a muito. Back ups dos vídeos da fadista que, a cada porre, ficam mais estragados. O empurrão vem de uma grande  amiga a quem dedico o maior carinho. Apresento-lhe, via net, um naquinho de nada da Mariza. Maneira de dizer, pois que envio logo as pedreiras que são "Medo", "Primavera" e "Quando me Sinto Só". Sensivel como ela só, cerra fileiras entre os que curtem a diva. 

          Matar dois coelhos com um fado, faço os back ups e mais cópias para distribuição entre os fissurados e fissuradas como eu. Pronto o "Live in London", garantido o "Ao Vivo em Lisboa" me bate uma dúvida. Em 2006 a Mariza se apresentou no palco Raizes do Rock in Rio Lisboa. Será que pelas esquinas da net eu nao encontraria algo desse show? Coloco o escafandro e mergulho nas águas turvas da Rede. Surpresa. A Mariza se apresentou na edição deste ano do Rock in Rio Lisboa no palco principal. E um carinha D'Alem Mar tinha o vídeo... que eu ja peguei e editei com o maior carinho. E, claro, já vi, me arrepiei e enchi a cara. 

      Mas também não é bicho de outro mundo nao. A primeira coisa que se percebe é o sol...O sol mesmo, aquela coisa redonda e quente pra cacete que se esconde de noite. O show é de tarde. Isso mata a atmosfera sombria que é propria ao fado. Depois é de se notar a propria Mariza. Manteve a tradicional saia longa e negra. Mas só. Na cintura, peças de couro e metal. Camisa de malha sem mangas e uma jaqueta de couro negro. Tirando a parte do vestido, ficou parecendo a versao feminina de Lemmy, do Motorhead (sem os bigodes, por favor). A cara, lavadinha, pouquíssima tinta. 
          Para quem não sabe a Mariza originalmente cantava pop e soul music. Migrou para o fado, pela graça dos deuses. Era de se esperar algo do tipo a predominar no repertorio visto o caráter do evento (Rock). Nada disso. Ela carrega no track list do ultimo CD ("Terra"), levando ao palco o Tito Paris (de Cabo Verde) um os mais belos timbres de voz que a África pariu. E tome fado. Lá pro fim, nao podia deixar de ser, "Primavera". O publico delira e se curva ante o poder vocal da moça. Já disse aqui em um post anterior que, em meu limitado juizo, a Mariza levou ao fado o poder da vocalização rocker. Taí a prova. 
          "Ó Gente de Minha Terra", ela canta fora do palco, lé embaixo, junto ao público. E falando em público, parece que a menina ainda nao se acostumou com a fama. Entre duas músicas a massa berra "Mariza, Mariza, Mariza"...Ela, discretamente, cai no choro. Recompõe-se rapidinho, quase nao se nota. 
          Por fim, a palhinha, uma breve incursão ao Rock'n'Roll. Sem nada do seu estilo ela manda ver em "Come as You Are", emblemática do Nirvana. Não é pra morrer também nao (na verdade, ficou uma merda). Eu escolheria outra, um outro tema que possibilitasse os arroubos do seu gogó atômico. Essa aí, tadinha, ela canta no meio de um beijo de lingua com um marinheiro português em alguma viela escura de Alfama, facinho facinho...


Um comentário:

NandaNandinha disse...

EEEEIIII...KERO CÓPIAS DOS DVDS DA MARIZAAAAAAA...xêro x 10000000000