quarta-feira, setembro 08, 2010

gargalhadas

     Pode parecer exagero mas nao é... Ontem por volta das 19:30 hrs lá estava eu exausto de tanto rir. Os músculos da face, em coro com o abdomen, doiam a mais não poder. Nao era pra menos. Por aquelas voltas, completava eu já mais de seis horas de gargalhadas initerruptas, uma maratona de humor que encampava os shows "Bigger & Blacker" e "Never Scared", do Chris Rock; "Delirious" e "Raw", do Eddie Murphy; "Live in Boston" do Rowan Atkinson e, finalmente, o "Portugal ao Vivo no Teatro Sa da Bandeira" do humorista português Fernando Rocha.



    O destaque é indubitavelmente as performances do Chris Rock. Além do desempenho do moço (que conhecemos de vários filmes), o texto que ele desenrola no palco é soberbo, tanto em um show quanto no outro. 
    O Rowan Atkinson, o famigerado Mr. Bean, vem com todas as sutilezas do humor britânico temperadas por um espetáculo de mímica. O lance é que aqui ele fala, em contraponto com o silêncio engraçado do Mr. Bean (personagem que não está presente nesta mostra). O Eddie Murphy (outro que nos chegou via telona), esse é escrachado. O texto é temperado com uma carga de palavrões e xingamentos a deixar corado o Costinha. Mas tudo com inteligência e bom gosto. É de se notar que o Eddie é um imitador de mãos cheias e um ator que encarna em cena os mais diversos personagens. O foda são as legendas. Como ele dispara o texto como uma metralhadora, os olhos ficam cansados de seguir a legenda. Enquanto nosso inglês ainda engancha na tradução de "Imagine", é o jeito se aguentar com as ditas. 
     Já o Fernando Rocha nos apresenta outro dilema: o português de portugal. Temos de abrir as "oiças" para o idioma de Cabral & Camões, atentos o tempo inteiro aos seus nuances muito próprios. Nada de grave pois que com 10 minutos você já é o próprio Carlos do Carmo. 
    Uma tarde-noite fantástica em minha "cela de monge high tech". Se rir faz bem a alma, quero crer que a minha está abastecida pelas próximas décadas.

ps - deixo pra hoje os dois shows do Monty Python... se os assistisse ontem com certeza sofreria uma síncope. Esses já ví a muitos anos atras. O Papa e Michelangelo e os juizes gays do Supremo Tribunal Inglês SÃO QUADROS IMPAGÁVEIS.

Nenhum comentário: