quinta-feira, maio 24, 2007

Chamadas e Jingles

No último ano tenho acompanhado de perto a radiofonia local no que tange aos programas musicais e de variedades, sempre na “freqüência modulada”, a popular FM, sempre nos horários tidos por “nobres”. É que nossa “secretária”, um doce de pessoa que nos salva das exigências das lides domésticas, não abre mão dos programas aqui citados. Faz então um ano que sou, digamos, “ouvinte passivo” da citada programação o que me faz elevar aos Céus fervorosa prece pelo fato de ainda estar vivo e gozando de certa saúde mental, a despeito do estado lastimável dos nervos e tímpanos. Por todos os deuses conhecidos e desconhecidos, o que diabos está acontecendo com esse país? Lembro que quando me afastei deste informativo, anos atrás, meus últimos textos se referiam a qualidade da música que atingia o grande público. De forma agressiva até, cobrava dos gerentes da Grande Mídia que fizessem uso do bom senso no que tange a propalação de certas merdas. Não podia piorar, pensava eu, esperançoso. Piorou. E muito. Agora fico aqui ruminando sobre os desdobramentos práticos da situação. Por exemplo. Como fica o cara encarregado de promover e divulgar eventos, levando em consideração que o sucesso de público fica sempre atrelado a presença ou ausência das bandas do momento e de seus sucessos musicais???. Vamos imaginar algumas chamadas musicais para eventos hipotéticos utilizando como música de fundo – ou incidental – algumas "pérolas" que rodam nas FMs. O caridoso(a) leitor(a) me faça um favor: Imagina a voz do locutor anunciando a festa e depois – ao ler a letra – imagina as músicas que, aí de mim, são mais que conhecidas. Vamos lá então? Ok.

EVENTO 1 - Não perca neste sábado grande comemoração do Dias dos Pais.

“Hoje é cachaça, mulher e gaia, ...Bote esse corno pra fora de casa.”
(Cachaça, Mulher e Gaia)

EVENTO 2 – Participe da grande festa em prol do Dias das Mães.

"Não é estressada / Como você é Não é abestada /...Amor de rapariga é bom demais"
(Amor de Rapariga – A Resposta)

EVENTO 3 – Venha participar do I Encontro da Educação na Família

“Papai me disse: meu filho seja homem / Não vire lobisomem E não discuta com mulher /Se for preciso tire a cobra da loca Mas nunca mije de 'coca' / Nem deixe de beber mé.”
(De Rapariga eu Entendo)

EVENTO 4 – Comemore com a gente o Simpósio Regional de Anatomia.

“No meio da rua tava os braços de Teresa,
No meio fio tava as ‘perna’ de Raché,
Em cima das telha os ‘cabelo’ de Maria,
No terraço de uma casa tava os peito de isabé!
Aí eu juntei tudo e colei bem direitinho fiz uma rapariga mista, agora todo homem quer!”
(Bomba no Cabaré)

EVENTO 5 – Venha refletir conosco acerca da tolerância e do bom convívio numa feijoada promovida pela Associação das Minorias Contra a Discriminação.

“Corre, corre, corre, coooorre veado se não eu te como cozido ou assado”.
(Corre Veado)

EVENTO 6 – Não perca grande comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

“Ela é fuleira, fuleira, fuleira, fuleira Ela é fuleira, fuleira, fuleira, fuleira Ela é fuleira, fuleira, fuleira, fuleira Na bagaceira...” (Mulher Fuleira)


EVENTO 7 – Comemore a Semana Nacional da Educação no Trânsito.

“O meu carro e uma Pajero /Sou rico e tenho dinheiro / Sou cabra desmantelado /Cachaceiro e forrozeiro/ Abra a mala e solte o som / Respeita a policia e diga: Puxe o fole filho de rapariga”
(Pajero)


E aí, como é que fica? Minha filha de dois anos deverá começar a interagir com a comunidade a partir do próximo ano quando passa a freqüentar a escola, a casa dos amigos, as ruas, ganhando o mundo, enfim. Até agora temos preservado a Maya Jordana desse lixo. Mas ela vai sim entrar em contato com tudo isso. Pergunto aos esclarecidos, já que a liberdade de expressão (sic) não permite providências institucionais: Devo meter a mão na cara de quem? Do maníaco que compõe, do retardado que interpreta ou do irresponsável que divulga?

ps - justiça se faça: as AMs ainda mantem uma certa postura... por enquanto.

Nenhum comentário: