sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Skoob: um Orkut de leitores e livros


Fui um dos primeiros a louvar o conceito do Orkut. Um espaço onde você grita ao mundo que está vivo e levando a vida assim e assado. Demorou pouco, confirmando que a primeira vítima da quantidade continua sendo a qualidade . E é em quantidade que você é alvo das maiores cretinices que o cérebro humano pode engendrar, em estoque inesgotável, produto da criatividade verde-e-amarela. Não deu outra. Caí fora. Eis que nesses dias, em uma das listas de discussão que participo (essa voltada à Literatura) me chega o link para o SKOOB. Meio ressabiado, vou lá ver, empurrado pela seriedade da comunidade onde foi divulgado. Alguns minutos no site e já estou tomado de euforia. GENTE, É O PARAISO. Imagina você conviver com pessoas que como você são dependentes de papel e tinta. LIVROS... ESSA É A TÔNICA.
Funciona assim. Você se cadastra. Uma foto, mail, nome e local de residência (cidade-estado). Pronto. Nada de cadastrar o papagaio, qual o sabor da pizza ou a última vez que fodeu. No seu espaço so aparece sua foto, seu nome, localização e... e... SUA ESTANTE VIRTUAL. Explico. Você vai colocando os livros que ja leu, que pretender ler, que começou e desistiu, etc... Você pode dar nota à obra ou mesmo escrever comentários sobre a mesma. Não existem comunidades. Os livros são as comunidades. Por exemplo. Digamos que eu meta o pau em "Fortaleza Digital" do Dan Brown (coisa que fiz e faço com o maior gosto). Alguem pode nao concordar e colocar uma resposta desaforada iniciando então uma discussão...
Como eu cadastro um livro na minha estante? Ja se tem um monte de livros cadastrados. Caso você tente colocar na sua estante um título que ainda não faça parte do banco de dados do site, você é convidado cadastrá-lo contribuindo para o crescimento do "acervo".
No seu espaço você pode e deve adicionar amigos e amigas. E pode deixar recados em seus espaços pessoais. Uma delícia conhecer gente com algo a partilhar. Uma felicidade dividir a empolgação de um título lido. O fato é que cá estou eu cadastrando e montando minha estante que ainda não bateu os trezentos livros. Estou louco pra termina-la, o que vai demorar se visto o que tenho em minhas estantes físicas. Não perca tempo. Vai lá e conheça o lugar UMA CRIAÇÃO 100% BRASILEIRA.

O link para o Skoob é:

E para conhecer melhor a iniciativa, dá uma fuçada no meu perfil, que ja está montado (minha estante ainda não, heheheheh)





......

Um comentário:

Vivi disse...

oieee, muito legal o Skoob. No blog tem um espaço para os posts dos blogueiros... posta o seu lá: www.skoob.com.br/blog