segunda-feira, maio 24, 2010

Tim: o polêmico

Rapaz...tem jeito não. Onde o Tim Maia dá as caras pinta logo o " blá-blá-bla". Até em blog vagabundo, como é o caso desse aqui, com seus três ou quatro piedoso(a)s leitore(a)s. Mal foi publicado o post anterior e já me chegam os mails (poxa pessoal...adoro os mails, mas vamos comentar aqui mesmo...partilhemos as opiniões) a favor ou contra o texto. Merece esclarecimento. Os fatos que citei estão mesmo na biografia do artista, responsabilidade do Nelson Motta, seu amigo de longa data. Em nenhum momento neguei as qualidades artísticas do Tim, eis que o ouço desde as antigas, no tempo das rádios AMs. Se deixei passar a imagem de um moço monstruoso e agressivo, peço perdão. Mas percebam os amigos que o que proponho é uma reflexão ante a aceitação divertida de determinadas posturas. Utilizo a obra do Nelson pra alavancar o tema. Quanto ao Tim, o homem era mesmo controverso. Mas tambem não era nenhum nazista sedento de sangue. Na verdade a irresponsabilidade do artista, seu gênio explosivo , proporcionou mais prejuizo a ele mesmo que a qualquer outro. Confira na obra que disponibilizo adiante (em dois formatos: audiobook e e-book). O livro é divertidíssimo (o que nao anula a irritação com os bodes do gordo). Vou colocar aqui um fragmento, uma passagem que quase me mata de rir e mostra o outro lado do Tim Maia: generoso e solícito( a depender do seu humor de momento, claro). Desce e escuta, pois que pequenininho é (um minuto e pouco). Ouve só

*Tim Maia - Audiobook (fragmento)
descer

*Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia (audiobook completo)
download parte 1
download parte 2
download parte 3
download parte 4


*Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia (E-BOOK)

pérolas do Tim

"Dos artistas do Rio, metade é preto que acha que é intelectual e metade é intelectual que acha que é preto."

"O Roberto Carlos fala com as plantas, e depois o Tim Maia que é maluco."

"Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita."

"Não saio com mulheres famosas pois não pago acima da tabela."

"Eu poderia ser ministro da Cultura, e não esses que andam por aí. Sou um músico que conhece a realidade. Eu já comi churrasquinho de gato, tomando ácido com Ki-Suco."

"Não fumo, não bebo e não cheiro, mas às vezes minto um pouquinho."

"Qualquer experiência religiosa é prejudicial ao ser humano. E qualquer experiência de extravaso é benéfica ao ser humano."

"Maconha não chega a ser nem um entorpecente, é um estupeficante."

"Tudo é tudo e nada é nada."

"O Brasil é uma terra de mestiço pirado querendo ser puro-sangue."

"Passou de branco, preto é. Não existe este negócio de mulato. Mulato pra mim é cor de mula".

"É só começar a fazer songbook que o cara falece. Esse negócio de biografia também é um pé na cova."

"A demagogia é a pior das mentiras, porque é uma mentira mentirosa."

"O mundo só será bom no dia que todo o dinheiro acabar. Mas que não me falte nenhum enquanto isso não acontece."

"Fiz uma dieta rigorosa. Cortei álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas, perdi 14 dias"

"O problema do gordo é que quando ele beija, não penetra. E quando penetra, não beija"

"O segredo do meu sucesso é o equilíbrio: metade das minhas músicas é esquenta-sovaco e a outra metade é mela-cueca"

"A diferença entre eu e o Dicró é que no meu show todo mundo vai e eu não vou; no dele, ele vai, mas não vai ninguém."

"O que nós temos de melhor no Brasil são a música, o futebol, o jogo do bicho, a batata doce e o baseado - temos que exportar isso. E ainda temos o Maguila, que vai matar o Mike Tyson. De susto, mas vai."

"Só gravei bossa nova para sacanear o João Gilberto."

"Tudo que sei sobre tóxicos aprendi nos livros."

"Eu gostaria de fazer uma homenagem ao meu urologista, o Dr. Edson, que me deixou ereto para o resto da vida."

"Com os acordes que tem em uma música do Tom Jobim dá para fazer umas cinqüenta."

.

Nenhum comentário: